COOPERFORTE APRESENTA RESULTADOS DE 2009 EM PORTO ALEGRE – 06/04/2010
0No último dia 06 de abril, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB Porto Alegre, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários de Instituições Financeiras Públicas Federais Ltda. – COOPERFORTE, grande parceira do Sistema AABB, apresentou seus resultados financeiros do ano de 2009.
Para um público de mais de cem associados e através da apresentação de slides, o presidente da entidade, José Valdir Ribeiro dos Reis fez uma demonstração institucional da cooperativa, mostrando números desde a sua criação, em 1985, até os dias de hoje. Iniciou situando o sistema cooperativo no Brasil e neste contexto e, também, dentro do sistema financeiro nacional, a própria COOPERFORTE, passando pela evolução do quadro e pelos expressivos resultados alcançados no decorrer dos anos, culminando com o alcançado no último exercício. Falou, ainda, sobre as sobras do último balanço e da sua destinação, assim como da distribuição aos sócios.
A COOPERFORTE, que contava com 102.517 sócios em 31/12/2009, pode ter em seu quadro social funcionários do Banco do Brasil – aí incluídos os egressos da Nossa Caixa, BESC e BEP –, Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Social, Banco do Nordeste do Brasil e Banco da Amazônia e das empresas integrantes de cada conglomerado.
Tem sede em Brasília e conta com quatro postos de atendimento (MG, RJ, RS e SP). Atua na concessão de empréstimos aos associados e captação de aplicações financeiras.
Instituto Cooperforte
A cooperativa atua, também, na área de desenvolvimento social, através do Instituto Cooperforte, organização da sociedade civil de interesse público – OSCIP. Sem fins lucrativos, tem a missão de promover a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade social com ênfase na promoção e no desenvolvimento humano.
Em 2009 o instituto aprovou dezoito projetos novos e encerrou outros dezesseis.
Falando com bastante entusiasmo, o presidente da AABB Porto Alegre, Luis Antonio Silveira, fez um breve relato sobre o projeto Passaporte do Futuro. Este projeto promove a formação cidadã e a capacitação profissional de jovens com idade entre 16 e 24 anos, de baixas rendas familiares e residentes em áreas de vulnerabilkidade social.
Share