AABB E PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO SUL RENOVAM PROGRAMA AABB COMUNIDADE POR MAIS TRÊS ANOS – 07/06/2010
0Em encontro realizado no último dia 7 de junho, no Gabinete do Executivo Municipal, a Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul renovaram, por mais três anos, o convenio de cooperação financeira, para a execução do Programa AABB Comunidade.
O evento contou com a presença da Prefeita Kelly Moraes, do Vice-Prefeito Luiz Augusto Costa Campis, da Secretária da Educação e Cultura, Rejane Henn, Gerente do Banco do Brasil Agencia Santa Cruz do Sul, José Mauro Johnson da Rocha, do Presidente da AABB, Mario Eugenio Kops, Coordenadora do Projeto, Santa Moritzen, e teve ainda a participação dos alunos integrantes do projeto, Erica da Silva, de 9 anos e Charles Farias da Silva, de 12 anos.
O Projeto AABB Comunidade envolve atividades, nas manhãs e tardes, com 300 crianças de escolas municipais de Santa Cruz do Sul, realizadas de segunda a sexta-feira, no turno inverso ao da escola, onde recebem carinho e conhecimentos das equipes formadas por monitores coordenados por Gustavo Luz e Cândida Elisa Severo. “Apenas 400 municípios do Brasil tem esse projeto e nos sentimos felizes por Santa Cruz do Sul ser um deles”, comentou Kops.
Com apoio da Fundação Banco do Brasil são obtidos uniformes, material pedagógico e esportivo e disponibilizados aos alunos exames médicos, laboratoriais e atendimentos odontológicos. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura é responsável por disponibilizar os educadores, a alimentação e o transporte até a sede da AABB. A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, também contribui com a parceria e disponibiliza monitores de circo, malabarismo e ginástica olímpica para dar aulas aos alunos. Os investimentos para três anos do projeto, que vai até 2012, ultrapassam R$ 1 milhão. De acordo com a Prefeita, esta parceria beneficia centenas de famílias dos bairros da Zona Sul, "através do programa os pais podem proporcionar aos seus filhos atividades lúdicas e de lazer, fundamentais para a formação de bons cidadãos".
A experiência e os resultados obtidos ao longo de doze anos de projeto comprovam que o Programa, cuja proposta metodológica foi desenvolvida em julho de 1997 pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica – NTC/PUC/SP, com princípios da Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade, é viável e atinge os objetivos propostos. Mais que isso, ele consegue ultrapassar as fronteiras das AABB’s e alcançar toda a comunidade local.
Share