VII ENCONTRO DE EDUCADORES DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE E I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCADORES – 9 A 13/08/2010
0Entre 9 e 13 de agosto, foi realizado o I Encontro Nacional de Educadores e VII Encontro Bienal de Educadores do Programa Integração AABB Comunidade na cidade de Luziânia (GO).
O evento foi promovido pelos instituidores do Programa AABB Comunidade – FENABB – Federação Nacional de AABB e FBB – Fundação Banco do Brasil – e contou com a participação de mais de 400 educadores – quase 100% dos coordenadores das 401 AABBs do país que participam do Programa. O Rio Grande do Sul esteve representado pelo presidente do CESABB-RS, Antonio Tremarin, e por 47 educadores das 48 AABB do Estado, que integram o programa social.
A abertura do evento contou com a presença do Gerente Executivo da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Maurício Messias, Presidentes da FBB, Jorge Streit, FENABB, Haroldo do Rosário Vieira, AABB Brasília, José Augusto de Oliveira, Diretor Executivo da FBB, Eder de Mello, e da Coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP, Maria Stela Santos Graciani, além de diversos Presidentes de CESABB e Vices-presidentes da FENABB. Também se fez presente o Gerente da área de Educação e Cultura da FBB, Marcos Fadanelli.
O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências entre os participantes e discutir a construção de soluções e alternativas para as dificuldades que surgem diariamente em cada localidade na condução do Programa.
No primeiro dia, além das apresentações institucionais de praxe, onde se falou da missão das partes envolvidas no Programa e do próprio Programa e da retrospectiva dos projetos desenvolvidos, ocorreu palestra com o educador Roberto Carlos Ramos ou o contador de histórias – como prefere ser chamado – que falou um pouco da sua história de vida. De ex-menino de rua, viciado em drogas e pequeno infrator, fugitivo 132 vezes da FEBEM, Roberto tornou-se Educador Social e Palestrante e hoje é um dos mais renomados contadores de história do mundo. Encantando e emocionando os presentes, Roberto falou das dificuldades cotidianas na arte de educar e do poder que os educadores têm para transformá-las em oportunidades, do potencial da educação para mudar trajetórias de vida e da importância do poder das palavras e da linguagem.
No segundo dia, a palestra sobre diversidade, gênero e raça foi oportuna para abordar as origens do preconceito e suas conseqüências.
Na quarta-feira, os temas tratados versaram sobre a questão da violência e dos direitos humanos e da importância do esporte na formação do caráter da criança. A discussão dos assuntos com os educadores teve como elemento norteador os desafios do Programa AABB Comunidade.
As atividades do quinto dia foram direcionadas para a questão ambiental, os impactos das mudanças climáticas, os conflitos gerados pela falta d’água e a relação entre a ordem capitalista e as catástrofes ambientais.
Para finalizar o encontro, a qualidade das apresentações poéticas, musicais e encenações e a disposição e o espírito renovado dos educadores revelaram que o encontro atingiu com pleno êxito os seus objetivos.
A troca de experiências, a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos e conceitos, a consciência e a motivação para tornar o mundo melhor para as crianças beneficiadas pelo Programa, a vontade de transformar, o entusiasmo e o comprometimento com o Programa, foram algumas das manifestações positivas dos educadores sobre o evento.
Share