IX ENCONTRO ESTADUAL DE COROS – SOM, VOZES, LUZES, CORES… CULTURA – 09/07/2011
0
Promover a educação musical é um meio para a sensibilização da consciência e o desenvolvimento da potencialidade artística e intelectual de crianças, jovens e adultos. Neste sentido, a experiência da música serve como estímulo à criação, à inovação e a prática autônoma do agente capaz de transformação. É uma alternativa para a vivência da arte e da ludicidade, associada a uma proposta educativa integral, humana e libertadora.
O PALCO
O Teatro Municipal Antônio Seep, em Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Capital dos Sete Povos das Missões, foi sede do IX Encontro Estadual de Coros de AABBs do Rio Grande do Sul, ocorrido em 9 de julho último.
A PRODUÇÃO/ORGANIZAÇÃO
O evento foi organizado pela AABB Santo Ângelo e contou com a parceria da agência local do Banco do Brasil e da Superintendência Regional do Banco do Brasil de Santa Rosa e o apoio do CESABB-RS – Conselho Estadual de AABBs do Rio Grande do Sul.
O ELENCO/OS ATORES
O espetáculo artístico foi protagonizado por mais de 300 coralistas, de diversas faixas etárias, incluindo crianças, jovens e adultos, e de funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil, além de associados e amigos da comunidade, representando dez AABB do Rio Grande do Sul:
– Coral da AABB Santo Ângelo, sob a regência do maestro Noé Crisóstomo da Silva;
– Coral Vida e Canto – AABB Encantado, sob a regência da maestrina Maria Fátima Halmenschlager;
– Coral AABB Giruá, sob a regência do maestro Lírio Sonntag;
– Coral Municipal/AABB Marcelino Ramos, sob a regência do maestro Eduardo Vosniak da Silva;
– Coral AABB Porto Alegre, sob a regência do maestro Manuel Figueiredo de Abreu;
– Coral AABB Santa Cruz do Sul, sob a regência do maestro Celso Sehnem;
– Coral AABB/AISM Santa Maria, sob a regência da maestrina Enira Rosalva Rangel Trindade;
– Coral AABB São Leopoldo, sob a regência da Maestrina Luana Zambiazzi;
– Coral Canto Livre – AABB São Luiz Gonzaga, sob a regência da maestrina Sueli Gonçalves do Nascimento;
– Coral da AABB Taquari, sob a regência do maestro Pedro Elias Lourenço Leite.
AS CANÇÕES
Cada um dos dez grupos interpretou três canções, com um repertório variado, indo dos clássicos, do cancioneiro regional, do folclore, à música popular brasileira, como Tropa de Osso, Vento Negro, A Praça, Caçador de Mim, dentre outras.
O repertório completo poderá ser conferido aqui.
Durante o festival foi feita homenagem ao cantor e compositor Miro Saldanha, que apresentou e cantou três músicas de sua autoria, entre elas, Pilares, interpretadas juntamente com o Coral da AABB Santo Ângelo.
A PLATÉIA
O evento, aberto ao público, teve a presença de mais de 700 pessoas, que lotando o Teatro Municipal Antônio Seep. Pessoas das mais diferentes faixas etárias e localidades prestigiaram durante mais de três horas a apresentação dos corais.
Autoridades do Sistema AABB, do Banco do Brasil e da comunidade também estiveram presentes, dentre as quais destacamos o presidente da AABB anfitriã, Nairi Oscar Marciano Machado; o prefeito municipal Eduardo Debacco Loureiro, o Representante da Superintendência Regional do Banco do Brasil de Santa Rosa, Jonas Cadore Dallabrida, o Gerente da Agência local do Banco do Brasil, Silvestre Becker, o presidente do CESABB-RS, Antônio Cladir Tremarin; o Secretário Municipal de Cultura de Santo Ângelo, Leoveral Golzer Soares, e a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Giruá, Fátima Ehlert.
OS PATROCINADORES
O IX Encontro de Corais contou com o importante patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura – A Lei Rouanet, cujo projeto foi elaborado pela empresa Lisboa & Rocha Consultoria.
Através da Lei Rouanet, que tem por objetivo fomentar e promover a produção cultural brasileira em suas mais diferentes áreas, as pessoas jurídicas podem investir até 4% do seu lucro líquido real e as pessoas físicas até 6% do seu imposto de renda devido em favor dos projetos, tornando-se, assim, apoiadores e incentivadores da cultura brasileira.
O evento teve, também, o importante apoio da FENABB – Federação das AABB, do SEGURO OURO VIDA e da ANABB – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.
O CENÁRIO
O registro fotográfico do evento está disponibilizado no Álbum de Fotos.
A CRÍTICA
As manifestações dos participantes foram amplamente positivas, destacando por completo o sucesso do encontro:
“Queremos agradecer a oportunidade e parabenizá-los pelo tão maravilhoso evento. Estava tudo MUITO LINDO!!! Parabéns.” (Marta e coralistas – Marcelino Ramos).
“Nós da AABB Santo Ângelo ficamos muito agradecidos e lisonjeados com o sucesso do evento. Procuramos fazer com que os coralistas e acompanhantes tivessem momentos de alegria, confraternização e reencontro. Saiu tudo como planejado. Nosso objetivo quando da sugestão de um encontro temático foi totalmente alcançado. O povo que compareceu ficou muito feliz com as apresentações. Para nós da organização só nos resta agradecer a bela participação de todos. Um forte abraço e até Giruá 2012.” (Adilson e Jovania – Coordenadores do Coral AABB Santo Ângelo).
“O evento foi muito bem planejado, organizado e executado. Conseguimos oferecer para o público uma estrutura de qualidade, elevando, dessa maneira, a qualidade das apresentações e do próprio ambiente. Sem falar no jantar, que também foi de excelente qualidade. Parabenizo a todos pela força de vontade na realização de mais um acontecimento que marca a região sul do país”, (Antônio Cladir Tremarin, Presidente do CESABB-RS)
O ESTREANTE
O Coral Municipal/AABB Marcelino Ramos fez a sua grande estréia. Foi fundado em outubro do ano de 2010, sendo composto por quinze componentes, entre eles jovens e adultos. Seu repertório vai do erudito ao popular, como músicas folclóricas, do renascimento, MPB, negro spiritual, latinas, entre outras.
Tem como objetivo divulgar e promover artisticamente o município e a AABB Marcelinenses, aprendendo,entretendo,socializando,garimpando, valorizando e divulgando os talentos da terra.
A CONFRATERNIZAÇÃO
Após as apresentações, os integrantes dos corais, autoridades, representantes do Sistema AABB e convidados foram recepcionados na sede central da AABB Santo Ângelo para o jantar de confraternização, onde o artista do lugar – Noly Moreira – e integrantes do Coro do local fizeram bela apresentação musical e a animação da festa.
A PROGRAMAÇÃO FUTURA
A agenda para os próximos anos já está pronta.
Sempre acontecendo no último sábado de agosto, a AABB Giruá sediará o X Encontro Estadual de Coros do Estado do RS, enquanto que a AABB São Pedro do Sul organizará o evento de 2013. A AABB Marcelino Ramos já projeta receber o encontro de 2014.
Share