X ENCONTRO ESTADUAL DE COROS DE AABBS DO RS – REPERTÓRIO E HISTÓRICO DOS COROS
00l. CORAL FENABB DE GIRUÁ – REGENTE: LIRIO SONNTAG
Criado em 01 de abril de 2007, o Coral FENABB de Giruá tem tomado parte na vida da comunidade giruaense e da Região Missioneira, realizando apresentações em eventos de toda ordem. Atualmente, com 16 cantores, tem, na Regência, desde a sua criação, o Professor Lírio Sonntag. Já participou dos Encontros Estaduais de Corais FENABB, em Não-Me-Toque, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo e bem assim, está hoje presente neste 10º Encontro Estadual de Coros de AABB’s, abrindo este Evento. Tem como objetivos principais, a divulgação e ampliação da Cultura Musical, o entretenimento da sociedade e a glorificação de Deus, o Criador, mantenedor e salvador da humanidade. Juntamente com a AABB de Giruá, saúda cordialmente a todos os corais visitantes e abraça carinhosamente neste momento. Deseja a todos, corais e visitantes e a todos os presentes, uma noitada memorável. Cantem. Cantem todos. Cantem muito. Com alegria, pondo os dons que Deus nos deu à disposição deste povo querido, para a glória do nosso Deus.
Formação do Regente Lírio Sonntag:
É o professor. Foi Diretor de Escolas Particulares durante um período de 30 anos. Realizou cursos de teclado e regência coral. Regeu Corais Infantis, juvenis e de adultos durante toda sua vida profissional. Tem trabalhado como jurado em Festivais da Canção. É inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil.
Canções:
– BÊNÇÃO CORAL – DON BESING E NANCY PRICE – TRAD. J.W. FAUSTINI, 2002.
– O QUE CANTAM AS CRIANÇAS – A TURMA DO BALÃO MÁGICO – ARRANJO: LÍRIO SONNTAG;
– EDELWEISS – OSCAR HAMMERSTEIN E RICHARD RODGERS – ARRANJO: PATRÍCIA COSTA
02. CORAL AABB DE SÃO LEOPOLDO – REGENTE: LUANA ZAMBIAZZI DOS SANTOS
O Coral AABB São Leopoldo é mantido pela FENABB – Federação Nacional de AABB’s. Iniciou suas atividades em novembro de 2002, sob regência do maestro Luiz Carlos Thomas, desde então participando de Encontros e Festivais de Coros em diversos municípios e sociedades de canto do estado. Em 2009, a condução do grupo foi assumida pela maestrina Luana Zambiazzi. Atualmente, o grupo que se prepara para a comemoração de seus 10 anos de existência, é formado por funcionários ativos e aposentados do Banco do Brasil e por integrantes da comunidade leopoldense. Em seu repertório, ecletismo e versatilidade buscam compor a proposta estética da diversidade musical e da “alegria de cantar”.
Formação da Regente Luana Zambiazzi:
É doutoranda e mestre em Musicologia pela UFRGS, onde também se formou em Regência Coral. Em sua formação, encontram-se diversos cursos no Brasil e exterior, seguindo principalmente a linha vocal-coral da professora Lúcia Passos. Atualmente tem atuado como pesquisadora, na busca da relativização dos saberes musicais, aspecto que busca incorporar na prática de regente com seus grupos corais.
Canções:
– EL GRILLO – DE JOAQUIN DES PRÈZ
– ME DÁ UM OLÁ / AGORA SÓ FALTA VOCÊ / TÔ NEM AÍ – DE ULTRAGE A RIGOR / RITA LEE / LUKA – ARRANJO DE LÚCIA TEIXEIRA
– RODA VIVA – DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA – ARRANJO: PATRÍCIA COSTA.
03. CORAL AABB DE SANTO ÂNGELO – REGENTE: SAMUEL DE OLIVEIRA
Coral AABB Santo Ângelo foi reativado em dezembro de 2009 com o objetivo de através da música integrar o clube com a comunidade de forma lúdica e consequentemente prazerosa. O Coral tem a regência de Samuel Oliveira e a liderança de Adilson Farah e Jovânia Teixeira. O coral se apresenta em escolas, praças, ruas, restaurantes, clubes, sempre valorizando a música popular brasileira e acreditando que a cultura de um povo é sua verdadeira riqueza.
Formação do Regente:
SAMUEL DE OLIVEIRA é 2° SARGENTO MÚSICO DO EXÉRCITO BRASILEIRO, FORMADO NA ESCOLA DE INSTRUÇÃO ESPECIALIZADA DO EXÉRCITO BRASILEIRO – RJ, CURSO DE SOLFEJO E HARMONIZAÇÃO DE PARTITURAS PARA CORAIS – SOROCABA – SP, CURSO DE REGÊNCIA PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE.
Canções:
– OS VERDES CAMPOS DA MINHA TERRA – AUTOR: GERALDO FIGUEIREDO – ARRANJO: SAMUEL DE OLIVEIRA
– ANDANÇAS – DE EDMUNDO SOUTO, DANILO CAYMMI E PAULINHO TAPAJÓS – ARRANJO: SAMUEL DE OLIVEIRA
– É PRECISO SABER VIVER – ROBERTO CARLOS E ERASMO CARLOS – ARRANJO: CARMO J. GREGORY – ADAPTAÇÃO: SAMUEL DE OLIVEIRA
04. CORAL "CANTO LIVRE" – DA AABB DE SÃO LUIZ GONZAGA – REGENTE: SUELI GONÇALVES DO NASCIMENTO
O Coral foi criado pela Lei Municipal nº 3.809, em 28 de fevereiro de 2001, com o nome de Coral Municipal São Luiz em Canto, tendo sua primeira apresentação pública ocorrida em dezembro de 2000 antes mesmo de oficialmente criado, contando então com 24 cantores.
Em maio de 2003, os componentes do mesmo desligaram-se do município e criaram uma entidade independente para suprir sua ânsia de aprender e cantar, aí surgindo o Coral Canto Livre, patrocinado pela FENABB e que persiste até hoje sob a regência de Sueli Gonçalves do Nascimento, com o acompanhamento de Alessandra de Camargo e Jaques Mateus Roth no violão e Arlen Machado Souza no teclado, contando com um total de 30 componentes.
Anualmente o Coral Canto Livre canta em entidades como: Hospital, Lar Escola, Asilo, Combem, além de outras ocasiões, com o intuito de levar harmonia através da música.
O Coral Canto Livre, encontra-se atualmente sob a coordenação da Sra. Terezinha Maria Hastenpflug, Jaqueline S. Schmitz e Noemi Schleder Hamerski.
Regente:
Sueli Gonçalves do Nascimento, formada pelo Instituto Musical São Luiz; participou do 28º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (DF) nas modalidades: Educação Musical, Grande Coro e Regência Coral Infantil; atuou como regente em corais de escolas da rede estadual, municipal e particular. Atualmente é professora de música do Centro de Formação Integrada no município de São Luiz Gonzaga
Canções:
– SAPATO VELHO – COMPOSITOR: CLÁUDIO NUCCI E PAULINHO TAPAJÓS – ARRANJO: PAULO ROWLANDS E SUELI NASCIMENTO
– VETERANO: COMPOSITOR: ANTÔNIO A. FERREIRA E EWERTON FERREIRA – ARRANJO: ZÉ PEDRO E SUELÍ NASCIMENTO
– MENINA LINDA – THE BEATLES – ARRANJO: SUELÍ NASCIMENTO
05. CORAL DA AABB DE SANTA CRUZ DO SUL – REGENTE TITULAR: CELSO PEDRO SEHNEM
Iniciou seu primeiro ensaio no dia 15 de maio de 2002. Nasceu do AMOR pela música e da VONTADE DE CANTAR. Sua estréia aconteceu na Sede da AABB, no dia 26 de julho de 2002, por ocasião da terceira edição da "Noite Italiana". Em outubro de 2003, organizou e participou do Primeiro Encontro Estadual de Coros das AABBs do Rio Grande do Sul, em Santa Cruz do Sul, tendo o evento ocorrido no Teatro Mauá e dele participaram também as AABBs de Encantado, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga e Taquari.
Formado por associados do Clube e pessoas de sua comunidade, anualmente realiza cerca de 10 apresentações, tendo neste ano participado na AABB do BAILE DO CINQUENTENÁRIO DE SUA ASSOCIAÇÃO, JEMAB-JORNADA ESPORTIVA REGIONAL DE AABBs e NOITE ITALIANA, além de evento religioso na localidade de Linha Santa Cruz, encontro de coros na localidade de Rio Pardinho em comemorações aos 160 anos de imigração alemã e domingo último, na cidade de Sinimbu, das festividades e comemoração dos 80 anos de inauguração da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Glória. Diante da impossibilidade de comparecimento de seu regente Celso Sehnem, no dia de hoje, o CORAL será dirigido INTERINAMENTE, pelo seu filho GUSTAVO HENRIQUE SEHNEM
Histórico do Regente Titular:
Celso Pedro Sehnem é regente do Coral AABB Santa Cruz do Sul desde maio de 2011e é o responsável pela técnica vocal do grupo. O mesmo é coralista desde a adolescência e atualmente se dedica somente à música. Estudou técnica vocal com a soprano Marga Alvarez, teoria musical na Escola de Música Evidências de Santa Cruz do Sul e participou do 17º Curso de Regência e Técnica Vocal , promovido pela Fecors. Em 2004, gravou seu primeiro CD, intitulado Sonhos em Melodia, com canções em alemão, italiano e português. Recebeu troféu Destaque em Cultura na Cidade de Vera Cruz no ano de 2002, promoção do jornal Arauto. Em março de 2007 iniciou trabalho de musicoterapia com idosos. Rege, além do Coral AABB, o Coral Municipal do Vale do Sol (adulto e infanto-juvenil), o Coral Infanto-Juvenil da Escola Anchieta da cidade de Vera Cruz. Coordena os grupos de canto das Comunidades São José e Santo Inácio (adulto e infanto-juvenil) em Santa Cruz do Sul. Rege também o Coral Maturidade Ativa do SESC de Santa Cruz do Sul.
Canções:
– COMO É BONITO, SENHOR – DE JOSÉ ACÁCIO SANTANA – ARRANJO: CARMO J. GREGORY
– DEUS COMIGO VAI – VERSÃO DE MY WAY – ARRANJO: CELSO SEHNEM
– HEIMWEH – DE T. GILKISON, R. DEHR E Fr. MILLO – ARRANJO: CARMO GREGORY – ADAPTAÇÃO: CELSO SEHNEM
06. CORAL VIDA E CANTO DA AABB DE ENCANTADO – REGENTE : GERSON DE SOUZA
Histórico do Coral:
Criado em junho de 1999 como um grupo independente. Em 2002, através da AABB-ENCANTADO (RS), passou a fazer parte dos programas oferecidos pela FENABB. Constituído atualmente por 20 vozes femininas, é presidido por Inês Graf e conduzido na arte do canto pelo regente Gerson de Souza. O grupo apresenta um repertório variado, indo da música popular brasileira ao folclore de diversos países. As integrantes tentam transmitir a essência da poesia da música, cantando com a convicção de que música não tem idade, não tem regra nem religião, é simplesmente emoção, sentimento e coração.
Formação do Regente Gerson de Souza:
Bacharel e Licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em Regência Coral e Canto. Participou de vários cursos de regência coral, técnica vocal e execução instrumental.
Canções:
– SORTE – DE CELSO FONSECA E RONALDO BASTOS – ARRANJO: RAIMUNDO MARTINS
-EU SÓ QUERO UM XODÓ – DE DOMINGUINHOS E ANASTÁCIA – ARRANJO: JOSÉ RONEI PEHLS
– I WILL FOLLOW HIM – TRILHA SONORA DO FILME “MUDANÇA DE HÁBITO” – ADAPTAÇÃO : GERSON DE SOUZA
-EU SÓ QUERO UM XODÓ – DE DOMINGUINHOS E ANASTÁCIA – ARRANJO: JOSÉ RONEI PEHLS
– I WILL FOLLOW HIM – TRILHA SONORA DO FILME “MUDANÇA DE HÁBITO” – ADAPTAÇÃO : GERSON DE SOUZA
07. CORAL DA AABB DE MONTENEGRO – REGENTE: PEDRO ELIAS LEITE
O Coral "Nossa Voz" da AABB de Montenegro, sob a regência do professor Pedro Elias Leite, teve inicio no ano de 2011, e neste mês de agosto está completando seu primeiro ano de atividades, tendo participado de diversos eventos na cidade de Montenegro e em outras cidades da região. Atualmente é formado por 15 integrantes, funcionários de diversas secretarias da administração municipal de Montenegro, e também sócios efetivos e comunitários da AABB. Têm seu repertório formado por músicas direcionadas ao estilo MPB e Folclore.
Formação do Regente Pedro Elias Leite:
É Graduado em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Especialista em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, regente e preparador vocal do Coral da AABB de Taquari desde 2004, regente e preparador vocal do Coral Nossa Voz da AABB de Montenegro, professor de música efetivo da Secretaria de Educação de Teutônia. Como instrumentista atua desde 1995 dividindo palcos em eventos e festas com expressivos nomes da música do cenário estadual. Como produção intelectual tem pesquisas e artigos publicados em importantes mídias da área da educação musical
Canções:
– VOCÊ – TIM MAIA
– IMAUÊ – TEMA AFRICANO
– KID CAVAQUINHO – JOÃO BOSCO
08. CORAL MUNICIPAL / AABB DE MARCELINO RAMOS – REGENTE: EDUARDO VOSNIAK DA SILVA
O Coral Municipal/AABB de Marcelino Ramos foi fundado em outubro de 2010, com uma nova versão em março de 2011 o qual realizou parceria com a AABB de Marcelino Ramos. Atualmente sendo composto por 23 vozes femininas, consta em seu repertório músicas: Sacras, Folclóricas, popular, gaúchas entre outras.
Tem como Objetivo:
– Proporcionar espaço para cidadãos do município a adquirir conhecimentos musicais através do canto, despertando-lhes interesse acerca dos aspectos teóricos, harmônicos, históricos e de estilo.
– Estabelecer relações sócio-afetivas entre os integrantes.
-Cultivo de bons hábitos, bem como um meio sociável direcionando para a descoberta de novos talentos, aprendendo, entretendo, socializando, garimpando, valorizando e divulgando os talentos da terra.
Histórico do Regente Eduardo Vosniak da Silva:
Nascido em Porto Alegre – RS, aos 10 anos de idade Iniciou seus estudos musicais na Escola de Belas Artes Osvaldo Engel em Erechim – RS, onde realizava aulas de piano e teoria musical. Iniciou suas aulas de canto no Coral Municipal Juvenil de Erechim em 1997, tendo aulas de técnica vocal e regência com o maestro Jose Luis da Silva. Graduando-se em bacharelado em canto pela universidade de Passo Fundo, e em cursos livres com renomados professores: Doutora em canto Ângela Barra, Doutor Pablo Gusmão com aulas de piano e teoria musical, Sergio dos Santos,Lucia Passos, Cintia de Los Santos com aulas de canto, Regência: Com Suéco, Per Ekedalh, Mara Campos, Marcio Buzatto, Doutor Vilson Gavaldão de Oliveira, Dra. Luana Zambiazzi dos Santos e entre outros. Atuando atualmente como Professor de Canto do Conservatório Musical de Concórdia desde 2008, e regente dos Coros da região de Erechim e Santa Catarina. Presidente: Márcia dos Santos, coordenação: Eliane Serafin e Nilce Tochetto.
Canções:
– TORNERÓ – COMPOSITOR: I. SANTO CALIFÓRNIA – ADAPTAÇÃO : EDUARDO VOSNIAK DA SILVA.
– PEALO DE SANGUE – RAUL ELLWANGER – ARRANJO: MANUEL FIGUEIREDO DE ABREU – ADAPTAÇÃO: EDUARDO VOSNIAK DA SILVA.
– FICO ASSIM SEM VOCÊ – Abdullah/Cacá Moraes- Adaptação: Eduardo Vosniak da Silva.
09. CORAL DA AABB DE TAQUARÍ – REGENTE: PEDRO ELIAS LEITE
O Coral da AABB de Taquari, sob a regência do professor Pedro Elias Leite, teve inicio no ano de 2002, tendo participado de diversos encontros e festivais realizados no Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é formado por 20 integrantes de diversas faixas etárias, jovens e adultos. Têm seu repertório formado por musicas direcionadas ao estilo MPB e Folclore.
Formação do Regente Pedro Elias Leite:
Graduado em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Especialista em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, regente e preparador vocal do Coral da AABB de Taquari desde 2004, regente e preparador vocal do Coral Nossa Voz da AABB de Montenegro, professor de música efetivo da Secretaria de Educação de Teutônia. Como instrumentista atua desde 1995 dividindo palcos em eventos e festas com expressivos nomes da música do cenário estadual. Como produção intelectual tem pesquisas e artigos publicados em importantes mídias da área da educação musical
Canções:
– PEQUENA PAISAGEM DE AMOR – JOSÉ MENDES
– MEU PAGO – MOACIR CUNHA ROSING
– CASA DE FARINHA – AUTOR DESCONHECIDO
10. CORAL "Giuseppe Verdi" DA AABB DE SANTA MARIA – REGENTE SUBSTITUTA: NEUSA MARIA BENGERT MIRAPALHETA
O Coral Giuseppe Verdi foi fundado no dia 25 de julho de 1985, quando o grupo realizou a sua primeira apresentação, congregando membros da recém formada Associação Italiana de Santa Maria (AISM), amantes da boa música e das tradições italianas. Em 2012, portanto, o Coral comemora o seu 27º ano de profícua existência. Há dezessete anos, sua regente é a maestrina Enira Trindade.
O coral, no decorrer do tempo, vem desempenhando com eficácia o papel de divulgador do nome da Associação e da cultura Italiana na região, bem como fora de Santa Maria, nos países do Mercosul e até mesmo na Itália.
Tem participado efetivamente das promoções da Prefeitura Municipal de Santa Maria, em eventos como “O acender das luzes na Praça Saldanha Marinho”, e o “Natal na Sacada do São Lucas”, que teremos o orgulho de participarmos da 7ª edição em 2012.
Em 2012, o Coral participou com muito orgulho, da ÓPERA CAVALLERIA RUSTICANA, que foi encenada em três oportunidades para o público de Santa Maria. O evento aconteceu no Anfiteatro do Colégio Marista Santa Maria, e foi assistido por mais de mil pessoas.
Atualmente, conta com 38 integrantes. Entre eles, estão três coralistas fundadoras.
A partir de 2009, o coral “Giuseppe Verdi”, realizou uma enriquecedora fusão com o Coral da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Santa Maria, até então denominado “Nota Livre”, com 10 anos de crescente desempenho. Assim as duas entidades, AABB e AISM, reuniram forças e talentos para, cada vez mais, apresentar bons espetáculos aos apreciadores do canto coral.
Formação da Regente Titular, Sra. Enira Rosalva Rangel Trindade:
Bacharelado em Música, instrumento Piano – UFSM, com outros Cursos de especialização em música , orquestra e piano. Participou de diversos seminários e festivais de Musica no RS e em Curitiba. Participante, como bolsista da Orquestra da UFSM, da organização da I Semana de Música Contemporânea da UFSM; Professora do Curso Extraordinário de Música – Piano e Percepção Musical , 1985 e 1986 – da UFSM; Integrante da Orquestra Sinfônica da UFSM, como violinista, de 1982 a 1985; Regente do Coral da IELB – 1982 a 1987 – Santa Maria; Regente do Coral Cabelos de Prata – 1993 – Pesquisa em Extensão da UFSM – Faculdade de Terceira Idade; Coordenadora e Regente do Coral Os Rouxinóis e do Grupo Instrumental Gerasom, no Colégio Sant’anna – 1992 a 1995; Regente do Coral Municipal Santa Cecília – Faxinal do Soturno – 1990 a 2005; Professora de Piano e Percepção Musical no Colégio Sant’Anna – 1990 a 1999; Professora de Piano e Percepção Musical no Colégio Barão do Rio Branco – Cachoeira do Sul – 1990 a 1999; Professora da Escola Superior de Artes Santa Cecília (UNIVALE), em Cachoeira do Sul – 1993 a 1997; Professora do Curso de Educação Artística na UFSM – 1999; Regente do Coral de Terceira Idade – Unifra – 1993 a 2006; Regente do Coral Municipal de Ivorá – 1995 a 2004; Regente do Coral Giuseppe Verdi , da AISM -1995 até hoje; Regência do Coral Santa Cecília – Faxinal do Soturno – 2008 até hoje; Gravação de dois CDs com o grupo Giuseppe Verdi, em Santa Maria e em Brasília; Gravação ao vivo de CD e DVD com o coral de Faxinal do Soturno .
Canções:
– MARIA LASSÚ – MÚSICA E ARRANJO DE BEPI DE MARZI
– AVE MARIA NO MORRO – MÚSICA DE HERIVELTO MARTINS E ARRANJO DE ALEXANDRE ZILAHI
– VA, PENSIERO – MÚSICA E ARRANJO DE GIUSEPPE VERDI
– AVE MARIA NO MORRO – MÚSICA DE HERIVELTO MARTINS E ARRANJO DE ALEXANDRE ZILAHI
– VA, PENSIERO – MÚSICA E ARRANJO DE GIUSEPPE VERDI
Share